
O aumento da população de cães e gatos, de forma irresponsável, afeta diretamente a saúde pública de comunidades (OSD 3), pois esses animais podem se tornar transmissores de determinadas doenças quando se encontram em situação de vulnerabilidade (abandono). O crescimento de cães e gatos de rua também pode impactar o meio ambiente, pois esses animais são predadores de aves e répteis, fauna importante para a biodiversidade dos ecossistemas (ODS15). Por fim, mas não menos importante, a castração também é muito benéfica para a saúde do próprio animal.
Sendo assim, o controle populacional de cães e gatos, através da castração, é uma atividade de suma importância para a saúde única (saúde humana, animal e ambiental) de comunidades. Por esse motivo, introduzimos o projeto de castração de animais no Downwind Solidário
Objetivos: melhorar a qualidade da vida animal, humana e do meio ambiente. A proliferação de animais de forma descontrolada ocasiona o abandono e a falta de cuidado dos bichos, afetando a saúde humana com o aumento das zoonoses e causando danos ambientais através da depredação da fauna nativa, dejetos nas ruas e acidentes.
QUAL IMPACTO?
Ao realizar 250 castrações, por exemplo, evita-se o nascimento de 1200 cães e quase 2000 gatos no período de um ano.
Para os animais, reduz o risco de câncer e a agressividade, aumenta a longevidade e reduz a superpopulação.
Esse projeto acontece em parceria com a ONG Jeri sobre patas.
Comments