Em 2023, o DWS foi responsável por iniciar a segunda certificação lixo zero de uma escola no Ceará, dessa vez no Município de Trairi. Esse movimento gera impactos na saúde, educação e sustentabilidade e tem um potencial muito grande de ampliação para outras frentes.
Por isso, em 2024, além de finalizar a certificação das escolas já iniciadas, pretendemos investir em projetos de expansão nas Escolas Lixo Zero.
O que significa LIXO ZERO?
A escola está em busca da certificação Internacional da Zero Waste International Alliance em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Para alcançar essa certificação, é necessário desviar 90% ou mais de todo o resíduo produzido na escola, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis e responsáveis.
Como se tornar LIXO ZERO?
PASSO I: ARTICULAÇÃO
Estabelecer parcerias com os municipios por meio das secretarias de educacão. meio ambiente e infraestrutura para garantir a conformidade legal e a implementação efetiva do projeto.
- Secretaria de Educação: aprovação das atividade curriculares da escola relacionadas à sustentabilidade.
- Secretaria de Meio Ambiente: desenvolvimento de uma agenda mensal e execução de atividades de sustentabilidade nas escolas.
- Secretaria de Infraestrutura: garantir o encaminhamento dos resíduos recicláveis às cooperativas de reciclagem locais.
PASSO II: BIODIGESTOR
- Aquisição e instalação do biodigestor: equipamento que transforma resíduos orgânicos em gás natural de cozinha e produz biofertilizante líquido para utilização em hortas comunitárias e irrigação.
- Capacitação/treinamento colaborativo envolvendo adultos e crianças para a utilizaçao eficiente do equipamento.
PASSO Ill: SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Processo com duração de 3 meses, onde estudantes, professores e colaboradores participam de atividades de responsabilidade compartilhada, seguindo métodos eficientes e inovadores de sustentabilidade.
- Desenvolvimento de conteúdo de sustentabilidade para ser implementado de forma interdisciplinar no currículo educacional escolar pelos professores.
PASSO IV: ESTRUTURA
- Aquisição e instalação de coletores específicos para coleta seletiva (residuário).
- Pintura artística/sinalização estratégica e informativa em diversos espaços da escola.
PASSO V: MONITORAMENTO
Acompanhamento dos processos mencionados acima para garantir autonomia e eficiência na gestão dos resíduos pela escola.
PASSOS VI E VII: RELATÓRIO E CERTIFICAÇÃO
- Elaboração do relatório Lixo Zero para ser enviado ao Instituto Lixo Zero Brasil, comprovando a implementação das práticas de sustentabilidade e gerenciamento de resíduos.
- Recebimento do certificado Lixo Zero, que funciona como uma ISO. As escolas precisam renová-lo anualmente, assegurando a manutenção dos padrões de processos implementados.
Comments